Type Here to Get Search Results !

Player Web Rádio Falando Francamente

Ibi Terra Santa
Câmara Municipal de Ibicaraí Ibi Terra Santa

IMAGENS

Secretaria de Agricultura de Ibicaraí fecha parceria com BN para atender o pequeno agricultor

 


O secretário municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibicaraí, Fredson Santos, participou de uma importante reunião com a gerente de relacionamento da unidade Itabuna do Banco do Nordeste (BN), Jeane Oliveira. Na oportunidade o secretário firmou parceria com o banco para que a secretaria possa ajudar no processo de condução, orientação e auxílio de toda documentação necessária para que o pequeno e grande agricultor consiga a sua linha de crédito.

Para Fredson, essa parceria vai ajudar muito, pois o pequeno agricultor muitas vezes não faz um empréstimo para investir na sua propriedade rural por falta de conhecimento, documentação e apoio técnico. Fredson salienta a importância dos serviços que hoje a Secretária de Agricultura disponibiliza para o agricultor, como os cadastros na Unidade Municipal de Cadastramento do INCRA, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de atualizar e emitir o Certificado de Cadastro Rural (CCIR), que são necessários para que o agricultor possa obter linha de crédito. Fredson deixa claro que a secretaria oferta esses serviços de segunda a sexta-feira, no período da manhã, sendo tudo de forma gratuita.

Por outro lado, o Banco do Nordeste, na qualidade de principal agente financeiro na região sul da Bahia para o setor rural, tem como objetivo principal contribuir na articulação das ações do Governo Federal, visando criar e fortalecer condições objetivas para o aumento da capacidade produtiva, a melhoria da qualidade de vida, bem como o incremento das receitas, sobretudo dos pequenos produtores rurais. 

Jeane Oliveira, na oportunidade disse que o banco oferece diversas linhas de crédito produtiva voltadas para esse público, a saber: Custeios agrícola e pecuário, incluindo aquisição de bezerros; Investimento Rural; Energia Solar; Aquisição de máquinas e implementos rurais e veículos utilitários. Jeane disse ainda que para ter acesso ao crédito Pronaf, é necessário a obtenção da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A gerente realizou visitas a clientes, observando os potenciais da região em atividades como a cacauicultura e as bovinoculturas de corte e leite. 

De acordo com Jeane, o Banco do Nordeste definiu modelo de negócio diferenciado para o grupo de menor renda, distribuindo os clientes atendidos pelo Pronaf nos segmentos Microcrédito Rural, o Agroamigo, e Agricultura Familiar. Assim, os produtores rurais podem ser atendidos pelo programa de microcrédito Agroamigo ou pela rede de agências do BNB. 

Para se enquadrar como agricultor familiar é necessário possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF-Pronaf) válido, emitido por entidades credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

O BNB dispõe também de produtos, serviços e soluções financeiras para produtores rurais com renda bruta anual de até R$ 360 mil. Com o Cartão BNB Agro, por exemplo, é possível obter limite de crédito para aquisição de colheitadeiras, tratores, minitratores e máquinas para modernização da produção.


Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 21.12.2023

Tags

Enviar um comentário

0 Comentários

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

ANÚNCIE AQUI

#